27 de junho de 2008

Um ano da Chacina do Alemão

Hoje fez um ano da chacina do Alemão onde foram mortas dezenove pessoas e vários feridos, dezenove são os números formais divulgado pela imprensa, os moradores da comunidade falam de números maiores. E para que a sociedade não esqueça dessa terrível barbaridade diversos grupos e instituições de direitos humanos e membros da sociedade civil se reuniram em freta a Igreja da Candelária após a celebração de uma missa em homenagem as vitimas da china. No mês que vem fará quinze anos da chacina da Candelária com oito mortos. Também há 15 anos foram executadas vinte e uma pessoas em Vigário Geral. três anos mais vinte e nove em Queimados e Nova Iguaçu. Recentemente mais três mortos no Morro da Providência. A chacina do Alemão foi resultado da mega-operação realizada pela PM em conjunto com a Força Nacional de Segurança no complexo do Alemão ano passado.

Infelizmente esses não são fatos da atualidade, no passado aconteciam da mesma forma e irão continuar no futuro, a não ser que a sociedade brasileira entenda que os valores que nós nos fundamentamos é o que gera tantas vítimas. Vítimas essas que tem uma origem, um histórico. Pessoas que são impedidas de fazerem parte da história da nação e até fazem, mas como números das diversas violências cometidas contra elas. Não são só vítimas de morte, são vitimas da falta de distribuição de renda, são vitimas da falta de políticas de habitação, são vitimas por não terem acesso aos bens culturais e educacionais do país.

Fotos da manisfestação

1 comentários:

Lamentavel sua colocacao, beira o ridiculo comparar a morte de bandidos como o Gerino com a morte dos inocentes (27/06/2007), seja em Viagario Geral seja na Providencia. Tomara que vc sofra muito com a morte de bandidos, nos honestos e trabalhadores todo dia choramos os nossos irmaos que morrem vitimas de seus amigos.