25 de novembro de 2009

Festa de Jongo no Quilombo São José

No dia 28 de novembro de 2009 - Sábado - a partir das 10h da manhã Festa de Jongo em Homenagem a Zumbi dos Palmares. Entrada franca.


O Quilombo São José localizado em Valença é uma comunidade de 200 negros da mesma família que preservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens do samba, trazida de Angola para a região Sudeste do Brasil-Colônia pelos escravizados.


Essa família permanece há 150 anos na mesma terra mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, a agricultura familiar entre outras.


Até 4 anos atrás a comunidade não possuía luz elétrica vivendo em semi-isolamento. A floresta, as casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano.


Programação:


10 horas - Missa afro ao ar livre 12:30 horas - Feijoada 14:00 hs - Capoeira, Maculele e Samba de Roda 14:30 hs - Jongo de Barra do Piraí 15:30 hs - Jongo da União Jongueira da Serrinha 16:00 hs - Jongo de Vassouras 16:30 hs - Jongo de Pinheiral 17:00 hs - Jongo de Arrozal 17:30 hs - Jongo do Quilombo São José 18 hs - Confraternização entre os grupos 19 hs - Benção da fogueira pela matriarca da comunidade Mãe Tetê 19:30 hs - Início da Roda de Jongo na beira da fogueira com a participação de todos os presentes. 21 hs às 7 hs da manhã - Baile de Calango intercalado com Roda de Jongo na fogueira até o sol raiar.


Durante toda à noite e madrugada barraquinhas venderão comidas típicas e artesanatos do local e serão assadas batatas na fogueira.


Domingo 8:00 hs - Café da manhã 9:00 hs - Jogo de futebol da comunidade e visitantes 12:00 hs - Encerramento da festa Nessa festa sairão ônibus alugados do Rio. Os interessados devem ir com transporte próprio ou de ônibus da Rodoviária.


Como chegar:


1º Opção para chegar de ônibus: Pegar ônibus do Rio para Barra do Piraí ( 1 hora e meia ) , outro de Barra para Conservatória ( 20 minutos ) e de lá para Santa Isabel ( 30 minutos ) . Salta no meio do caminho na ponte de acesso ao quilombo e acaba o trajeto a pé ( 15 minutos ) até chegar na comunidade. Rio de Janeiro - Barra do Piraí - Viação Normandy 0300 3131532 Barra do Piraí - Conservatória: Empresa Barra do Piraí 24 2443.2934 Rio de Janeiro - Conservatória: Viação Normandy ( somente nas sextas-feiras ) Conservátoria - Santa Isabel - Empresa Senhor dos Passos ( segunda a sabado - 07hs - 16:30hs e 19 horas - domingos 07 hs - 15 hs - 19hs


2º opção - Rio - Volta Redonda - Santa Isabel ( 2 horas ) : Viação Alô Brasil ou Cidade do Aço ( Santa Isabel fica a quinze minutos do quilombo )


Pra chegar de carro:
O Quilombo fica há duas horas e meia de carro do centro do Rio.
1º OPÇÃO - Pegar a RJ-SP ( Dutra ) subir a Serra das Araras ( para quem sai do Rio ) entrar a direita para VOLTA REDONDA. Cruzar a cidade de Volta Redonda em direção ao bairro VOLDAC. Nesse bairro pegar a estrada nova de asfalto ( RJ 153 ) em direção à cidade de AMPARO - SANTA ISABEL do RIO PRETO . Ao chegar em SANTA ISABEL cruzar a cidadezinha em direção a Serra da Beleza (estrada de barro) que vai para Conservatória. Você está há 15 minutos do Quilombo São JoséPegar a serra em direção a Conservatória e em dentro de 10 minutos verá uma placa QUILOMBO SÃO JÓSÉ . É só pegar a direita mais 10 minutos de estrada de terra e você chegou !!!!!

2º OPÇÃO: Pegar a estrada Rio-SP entrar na saída para Piraí - Barra do Piraí e atravessar Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo seguir em direção a cidade de Conservatória ( entrar a esquerda para Conservatória e não à direita para Valença, ). Atravessar a cidade de Conservatória (Cidade das Serestas) e subir a Serra da Beleza (estrada de barro). Após a 4º ponte, no 18º Km da estrada de barro virar a esquerda na entrada da Fazenda São José ( seguir mais 6 km ) por essa estrada de barro secundária


Hospedagem:
Existe uma área para CAMPING dentro do Quilombo bem ao lado da festa. É bom levar barraca para quem quiser descansar um pouco. Existem também pousadas próximas nas cidades vizinhas de Conservatória e Santa Isabel.

Foto: Ratão Diniz

0 comentários:

Estão por aqui