21 de agosto de 2009

Guerra e Poesia


Inicio de Dia
Por Valdean

Na pele o toque frio
evidenciava o vento que na matéria
das coisas drasticamente mexia.
A matéria circulante, circulava pelas quase ruas,
dançando com o bailar suave do vento.

A melancolia era sutilmente anunciada no vôo sem
asas dos copos, sacolas plásticas e jornais velhos lidos a dias.
Outros recicláveis também obediente subiam e desciam levemente
na corrente fria de ar que a todos atingia.

A luz brilhante do sol que naquele momento
nascia tingia de cor o inicio de dia.
No entanto, toda beleza do inicio de dia
não condizia com o que naquele mesmo dia os homens faziam.
Vestidos de preto, matavam e morriam.

Finzinho de Tarde
Por Jean

Hoje fui caminhando do trabalho até em casa. Pelas ruas de portas fechadas os mercadinhos e botecos, escolas e igrejas, corações e mentes me mostravam a face fria da solidão. Circulavam nas ruas frias naquele finzinho de tarde somente poucos vindos de suas ocupações cotidianas. Somente os cachorros andavam despreocupados. Dois dragões negros circulavam pelas ruas e levavam o incômodo no semblante das mães e de seus filhos que não tiveram aula por conta do clima quente. E nem os agasalhos esfriaram aquele clima. Eu tendo a lua, que acabava de surgir no horizonte, como companheira lembrei da sua doçura. E tudo se vez esperança...
Foto: Davi Marcos

19 de agosto de 2009

Primeira Fotografia do Mundo

A história registra que em 1839 Louis Daguerre apresenta a Academia Francesa de Ciências um processo que originava as fotografias, processo esse que ficou conhecido por daguerreótipia e por anos a invenção da fotografia é atribuída ao Daguerre, mas anos mais tarde se descobre que no ano de 1826 Joseph Niépce capita a imagem mostrada acima e essa passa a ser considerada a primeira imagem fotográfica.

17 de agosto de 2009

Série vídeos históricos da Maré




Neste vídeo esta documentado um pouco da história da comunidade da Maré. Imagens da Maré do final dos anos 70 e inicio dos anos 80.

Na próximas semana postarei o vídeo “historia da historia” feito por moradores da comunidade Nova Holanda no ano de 1991 e conta a história da construção de casas na comunidade.