18 de janeiro de 2010

Fotógrafos Populares





Após 10 meses de muita teoria e muita prática fotográfica os alunos da turma de 2009 da Escola de Fotógrafos Populares do projeto Imagens do Povo se formam. A festa será regada de belas fotografias reunidas em uma exposição chamada de Caçadores de Sonhos. A as imagens que compoem a exposição  foram capitadas pelos alunos durante os 10 meses de aulas.

Nos proximos dias publicarei aqui no blog O Cotidiano alguns dos projeto de documentação dos alunos. Os projetos autorais é obrigatório para a conclusão do curso.

Para iniciar trago aqui algumas imagens do projeto de Dalton Veiga dos Santos, mais conhecido como Chapolin. Ele tem 27 ano e seu tema se chama Tripalium. Que é uma crítica ao trabalho que tem sua origem numa forma antiga de tortura. O termo trabalho vem de tripalium (ou trepalium), do Latim, um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, onde eram supliciados os escravos. Reúne o elemento " tri" (três) e " palus" (pau) - literalmente, "três paus". Daí derivou-se o verbo tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium, o que fazia do "trabalhador" um carrasco, e não a vítima de hoje em dia.

O trabalho ou “tripalium” tema desenvolvido por Chapolim que misturou documentação com ficção e a junção deu um ar de dramaticidade que com certeza é um tema que tem resultados dramático.


Projeto  Tripalium por Chapolim



 
 
 




0 comentários: