3 de janeiro de 2010

Litígio de terras entre Ceará e Piauí


Povoado de Cachoeira Grande


Ontem saiu no Jornal O Globo uma matéria sobre o litígio de terras entre os Estados do Ceará e do Piauí. Litígio esse que dura mais de 130 anos.


Essa questão vem pipocando na imprensa desde o início de 2009, primeiro no Diário do Nordeste , em alguns blogs e sites do nordestino, no jornal da Rede TV e ontem saiu no O Globo.

Diversos municípios de ambos os Estados estão envolvidos no litígio. A situação os coloca na indefinição de que Estado pertencem. O mais grave disso é que os serviços básicos e fundamentais pra vida não chegam pra essa populacão de aproximadamente 8 mil pessoas. 

O povoado de Cachoeira Grande, lugar onde nasci está na área de litígio. No povoado moram por volta de 500 pessoas, morei lá até meu 15 anos e quando sai de lá com  a terceira série do ensino fundamental, pois essa era a escolaridade que um cidadão cachoeirense, cearense, brasileiro podia ter. Isso era o que tínhamos de educação.  Não tinha luz elétrica não itnhamos qualquer serviço de saúde assim como não tem até hoje. O transporte é uma vergonha, pois a BR 404 é vergonhosa. E olha que isso foi bem recente, há uma decada.


Hoje Cachoeira Grande tem funcionando uma escola de ensino médio, mas o os jovens me relataram que esta corre o risco de não funcionar em 2010 devido a quantidade de aluno não preencher uma turma. 
As áreas rurais do nordeste vivem em total abando, e mais grave é a área  dentro do limite de litígio.

É no interior desse país que ele começa e é la também onde podemos entender realmente onde podemos entender melhor questões suas questões sociais. Isso diz muito sobre o Brasil.


 Povoado de Cachoeira Grande

 


BR 404 


0 comentários: