Homenagem do Blog O Cotidiano ao "Dia Internacional da Mulher"
Integrantes da Macha das Mulheres, Rio de Janeiro
Dia poético
Inspirador de poemas, dia de respeito, dia de amor.
Amá-las, respeitá-las, não só hoje.
As mulheres das greves, das fábricas...
Maria da Penha, mães de Acari, mães da Maré, mulheres
Unidas
Libertas das
Humilhações, da morte e do
Espancamento
Respeitadas e emancipadas.
As mulheres brasileiras ganharam o direito de votar em 1932. A conquista não era completa. Só podia votar mulheres casadas autorizadas pelo marido.
____________________________________________________________________________
Outras datas
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Em 2006 foi decretado à lei Maria da Penha. A lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
1 comentários:
Precisamos avançar na Lei do DIREITO DA GESTANTE AO PARTO SEGURO,para tentar reduzir a altas taxas de mortalidade materna,que tb é uma violência de GÊNERO,mas que não podemos usar a Lei MARIA da PENHA,pois ela coibe apenas a violência doméstica e familiar contra mulher.E a violência institucional,por ação ou omissão o ESTADO,continua sendo o principal violador dos Direitos Humanos das Mulheres,deixando orfãos as crianças e homens que perdem suas mães e mulheres nos partos.Até quando ficaram impunes?
Postar um comentário