14 de dezembro de 2010

Pré-vestibular (Maré) abre vagas

Divulgando

Fonte: Redes da Maré



Da Maré para a universidade

Em dez anos de existência, o Curso Pré-vestibular da Redes (CPV Redes) contribuiu para o acesso de mais de 800 estudantes moradores do bairro da Maré ao ensino superior. As inscrições para as turmas de 2011 estão abertas e vão até 13 de janeiro

Nascido da iniciativa de moradores e ex-moradores da Maré que chegaram à universidade, o CPV Redes oferece, para o primeiro semestre de 2011, 185 vagas, todas no período noturno.

As aulas acontecerão em dois locais: na sede da Redes, na Nova Holanda, com turmas para 125 estudantes, e na Vila do João, com turmas para 60 alunos. Jovens moradores da Maré têm prioridade de acesso ao curso, cujo objetivo principal é – além da aprovação em exames vestibulares – favorecer a formação crítica e política de seus alunos.

Uma das metas do projeto é levar os estudantes a participar de iniciativas sociais como forma de contribuir para sua formação. “Queremos que os próprios moradores da Maré sejam protagonistas das transformações que desejam vivenciar”, esclarece Tiago Cavalcante, coordenador do CPV Redes.

Esta concepção de aprendizado, integrada à percepção do papel do indivíduo como agente social, tem propiciado aos alunos - além de uma educação de qualidade - a conquista de uma consciência cidadã e humana, cuja atuação ultrapassa os limites da Maré e se estende para os diversos espaços do mundo globalizado.

“Nesse sentido, incentivamos o alunos a frequentarem regularmente as aulas, participarem dos eventos e se apropriarem do projeto”, explica Tiago Barglin. “É muito importante o compromisso do estudante, não como mero aluno, mas como parte fundamental de um ideal maior: o de construir, por meio da educação, um mundo mais justo”.


Aprendizado também fora da sala de aula

Além do aprendizado em sala de aula, o CPV Redes busca a ampliação do capital cultural dos estudantes, promovendo aulas-campo em importantes pontos históricos como museus, teatros, bibliotecas e casas de cultura do Rio de Janeiro, Paraty e São Paulo.

As aulas regulares, que contemplam dez disciplinas exigidas nos vestibulares, são realizadas de segunda a sexta. Aos sábados, acontecem atividades extras, com exibições de vídeos, debates e atividades complementares.


0 comentários:

Estão por aqui