22 de janeiro de 2010

Formatura da Escola de Fotógrafos Populares



Nesta sexta-feira, dia 22 de Janeiro, acontecerá a formatura da turma da Escola de Fotógrafos Populares de 2009. Será a terceira turma formada pelo projeto , que começou em 2004. O evento marcará também a abertura da mostra Caçadores de Sonhos, exposição das obras dos alunos formados, e a inauguração da Galeria 535, novo espaço dedicado à arte no Observatório de Favelas.
As 19 fotografias que farão da Galeria 535 um cenário povoado por sonhos, e muito trabalho, são resultado dos projetos autorais dos alunos, obras apresentadas como trabalho final do curso realizado em 2009 e que estão sendo apresentadas numa série de entrevistas aqui no site.

Fonte: Imagensdopovo.org.br

Foto: Naima

21 de janeiro de 2010

Ensaio fotográfico Formas do Cotidiano

Já algum tempo fotografo com um celular cenas do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro e ontem ao ir a praia (arpoador) fiz mais alguns cliques.

As imagens abaixo foram feitas no posto 8

Veja no link abaixo outras fotos do ensaio





20 de janeiro de 2010

DESDOBRAMENTOS DO CONSEG

 
A Redes de Desenvolvimento da Maré, com apoio das associações de moradores e diversas instituições, promove no dia 23 de janeiro, no Centro de Artes da Maré, o encontro “Maré Discute Desdobramentos da Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg)”. A proposta do evento é criar na Maré um mecanismo capaz de acompanhar as discussões sobre as proposta tiradas na Conferência Livre de Segurança Pública na Maré e deliberadas na Conferência Nacional de Segurança Pública, bem como as ações que surgiram ou surgirão a partir delas. O Centro de Artes da Maré fica na Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda – Maré.

Mais informções em www.redesdamare.org.br

19 de janeiro de 2010

Caçadores de Pipas


Neném e os caçadores de pipas é o tema que Leo Lima clica pelas ruas da comunidade do Jacarezinho onde nasceu e vive até hoje. Leo é um dos 19 alunos que recebera o canudo da Escola de Fotógrafos Populares.

O que chama atenção nas imagens clicada por ele é a poesia, cores fortes e composição leve. Verdadeiros poemas escritos com luz.

Imagens do projeto "Neném e os caçadores de pipas"








Leia entrevista com Leo no blog Imagens do Povo

18 de janeiro de 2010

Fotógrafos Populares





Após 10 meses de muita teoria e muita prática fotográfica os alunos da turma de 2009 da Escola de Fotógrafos Populares do projeto Imagens do Povo se formam. A festa será regada de belas fotografias reunidas em uma exposição chamada de Caçadores de Sonhos. A as imagens que compoem a exposição  foram capitadas pelos alunos durante os 10 meses de aulas.

Nos proximos dias publicarei aqui no blog O Cotidiano alguns dos projeto de documentação dos alunos. Os projetos autorais é obrigatório para a conclusão do curso.

Para iniciar trago aqui algumas imagens do projeto de Dalton Veiga dos Santos, mais conhecido como Chapolin. Ele tem 27 ano e seu tema se chama Tripalium. Que é uma crítica ao trabalho que tem sua origem numa forma antiga de tortura. O termo trabalho vem de tripalium (ou trepalium), do Latim, um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, onde eram supliciados os escravos. Reúne o elemento " tri" (três) e " palus" (pau) - literalmente, "três paus". Daí derivou-se o verbo tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium, o que fazia do "trabalhador" um carrasco, e não a vítima de hoje em dia.

O trabalho ou “tripalium” tema desenvolvido por Chapolim que misturou documentação com ficção e a junção deu um ar de dramaticidade que com certeza é um tema que tem resultados dramático.


Projeto  Tripalium por Chapolim