4 de outubro de 2011

O fechamento e reabertura do UPA da Maré*

Este pequeno texto trata de um assunto sobre a Maré bastante noticiado na semana passada, o fechamento e reabertura do UPA Maré. 

Acompanhei os noticiários e a abordagem foi além do normal, creio que tenha sido um dos assuntos sobre a Maré que mais recebeu atenção dos jornais nos últimos tempos. Num primeiro olhar sobre os noticiários no que se refere ao conteúdo da notícia nenhuma novidade, mas a abordagem chama atenção pelas proporções que o assunto ganhou nas páginas dos jornais online e impressos.

Inicialmente achei toda a atenção um tanto estranha, mas ao mesmo tempo um fato curioso, pois foram poucas às vezes em que um assunto sobre estas bandas da Zona Norte do Rio repercutiu tanto na mídia.

Toda a abordagem num primeiro olhar se referiam ao fechamento do UPA ocorrido segundo infoamções das páginas por conta de uma situação de violência no local. Acho que seria repetitivo dizer que o tema violência gera sempre muita atenção dos jornais, ainda mais quando se trata de favelas.

Em meio a todas as esquisitices deste caso, hoje uma é mais clara, que é o fato do tal comandante Claudio Oliveira ser suspeito no caso da morte da juíza Patrícia Acioli, acho que era este o fato que mais motivou a atenção da mídia.


_________________________________________
* Em termos de cobertura da imprensa sobre o caso do fechamento e reabertura do UPA Maré. 

A UPA Maré foi fechado na terça dia 20 / 10, segundo relatos de moradores. Virou notícia na segunda feira dia (26), após uma nota da Secretaria de Saúde informando os motivos do fechamento da unidade, ou seja, quase uma semana depois do fechamento. Na terça dia (27) os jornais noticiam a prisão do comandante Cláudio Oliveira que é suspeito pela morte da juíza Patrícia Acioli e que na ocasião comandava o batalhão de polícia da Maré (22º) e foi quem pediu o fechamento da UPA alegando preocupações com a segurança da população e dos funcionário da unidade,  ainda no dia 27 a Secretaria de Saúde em nota informa que o UPA seria reaberto no dia (28). No dia 29 já não se falava mais no caso.


0 comentários: