1 de novembro de 2011

Ato de apoio à Marcelo Freixo reúne cerca de 200 pessoas em frente a Alerj

 Reprodução
Revista Vírus Planetário
________________________________________





Os manifestantes apontaram o “absurdo” que é numa democracia ver um parlamentar sair do país por não ter a segurança garantida ao exercer seu trabalho e exigiram um pronunciamento do governador sobre o caso.


A notícia que se espalhou ontem (31/10), de que o Deputado Estdual Marcelo Freixo (Psol) iria sair do país dado à sucessivas ameaças de morte num curto prazo de tempo feitas pelas milícias do Rio de Janeiro, gerou uma mobilização instatânea através das redes sociais que organizaram um ato de apoio realizado hoje em frente a Assembléia Legislativa do Rio. Em menos de 12 horas, quase 3 mil pessoas confirmaram presença no evento criado via Facebook para participar da manifestação. Cerca de 200 pessoas compareceram e por volta do meio dia se organizou uma grande roda aos pés das escadarias do Palácio Tiradentes pela qual se revezaram estudantes, sindicalistas e políticos com mensagens de apoio à Freixo e outras de denúncia da situação política atual da cidade.


A também deputada estadual pelo Psol, Jandira Rocha, alertou que pode acontecer um movimento de desconstrução da imagem de Freixo dentro da Alerj, insinuando que a saída seria uma estratégia política para chamar a atenção para sua possível candidatura nas próximas eleições municipais do Rio.

Desde que presidiu a CPI das Milícias em 2008, na qual mais de 200 pessoas foram indiciadas, Freixo recebeu notícia de 27 ameaças ou planos que elaboram seu assassinato. Só no último mês de outubro foram sete confirmadas por fontes da própria Secretaria de Segurança do Rio, e seguido a sucessivos convites da Anistia Internacional, o deputado decidiu passar algumas semanas fora do Brasil em licença com sua família. Ele disse que estará de volta ainda no mês de novembro e que a saída teria como objetivo preparar melhor a sua segurança pessoal.



O Blog O Cotidiano  está no segundo turno
do concurso Top Blog 2011

Vote na página clicando 
na imagem abaixo
 


0 comentários: