28 de dezembro de 2011

Resumo do Blog O Cotidiano em 2011




Em 2011 o Blog O Cotidiano atingiu um dos maiores picos de acessos desde que foi criado em 2007, só em 2011 foram mais de 60 mil acessos. Também concorremos ao prêmio Top Blog 2011 (concurso que premia os melhores blogs da blogosfera brasileira), não vencemos, mas chegamos na final entres 100 melhores na categoria (Cotidiano e Notícias), na fase final ficamos entre os 30 mais votados.
                                 
Ao longo de 2011 realizamos 302 postagens, quase uma atualização por dia. Abaixo destacaremos algumas destas postagens.


“Diário de um ex-favelado”

Diário de um ex-favelado foi uma série de textos postados aqui durante ao longo de uma semana. Os texto falavam da impressão do blogueiro a respeito do fato de 44 favelas da cidade do Rio deixaram de ser consideradas como favelas, das 44 cinco estão localizadas no Conjunto de favelas da Maré. A definição foi realizada pela Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro e pelo Instituto Pereira Passos (IPP). A série gerou um pico de quase 5 mil acessos naquele período. Alguns dos textos também foram publicados em sites que tratam do assunto e jornais do Conjunto de Favelas da Maré. Abaixo segue as postagens da série.

Meu primeiro dia como ex-favelado   

Meu 2ºdia como ex-favelado  

Meu 3ºdia como ex-favelado

Ver também a “Marénão é mais uma favela
e confira a lista das 44 ex-favelas.

A cidade do Rio vive um momento de mudanças por conta dos eventos esportivos que a cidade vai sediar nos próximos anos. As mudanças infelizmente não são positivas para uma boa parcela da população carioca. Moradores de favelas tem vividos o drama das remoções e durante o ano de 2011 abordamos aqui o assunto, mesmo que de forma aleatória foi este um assunto que apareceu aqui algumas por diversas vezes.

Acesse abaixo segue algumas das postagens sobre remoções

SMH: essa é uma sigla que favelado nenhum quer ver na parede de sua casa

Remoção no Morro Pavão-Pavãozinho

Remoção de casas na Providência começa hoje



Postamos no blog uma série chamada de “Musica na Maré”, esta foi intensificada durante a publicação de perfis de bandas musicais que participaram do evento Maré de Rock, realizado em outubro de 2011 na Maré. Em 2012 continuaremos as postagens sobre música na Maré, além do Rock vamos falar de outros estilos musicais.



Gostaríamos também de destacar as 5 postagens mais acessadas de 2011 do Blog O Cotidiano.

Teresópolis: bairros Posse e Campo Grande

2011 foi um ano terrível para os moradores da região serrana. Em janeiro fui aos bairros Posse e Campo Grande, ambos localizados na cidade de Teresópolis para registrar as enchentes.

"Complexo do Alemão"

“Complexo do Alemão foi uma postagem realizada aqui em  18 de janeiro de 2011 se trata de uma fotografia feita pelo fotógrafo na noite de "Révellon". A fotografia é um belo registros da paisagem do Conjunto de Favelas do Alemão.

Funk: expressão coletiva da favela

Em Janeiro fui a Rocinha para documentar uma Roda de Funk realizada pela APAFUNK. A Roda se chamou “O canto do Galo”, nesta estiveram presentes alguns Mcs importantes da cena Funk Carioca entre estes Mc Smith, Galo Leonardo e Junior, Pingo e Mc Liano.

Teleférico do Alemão: onde o turismo é o exótico da favela

No mês de julho fui andar no teleférico do Alemão e relatei aqui a experiência, é esta uma postagem que merecem destaque por esta entre as 10 mais acessadas do blog.


"Pacificação" do Conjunto de favelas da Maré?

E por fim uma das postagens mais acessadas foi uma realizada aqui no blog em 14 de outubro de 2011. Naquele dia por conta de uma operação policial em algumas comunidades da Maré a situação era um tanto tensa e ficou mais ainda quando um helicóptero jogou panfletos dizendo que anunciava a pacificação, e isto gerou uma certa movimentação nas redes sociais. O que mais tarde foi divulgado na imprensa que os panfletos eram na verdade restos do material que havia sobrado da “pacificação” da Mangueira.


Este foi um breve resumo da movimentação do Blog O Cotidiano em 2011. Em 2012 termos mais postagens e teremos algumas novidades.

0 comentários: