20 de maio de 2011

Fotografia digital, livro para aprender fotografar

O fotógrafo Enio Leite lança o primeiro livro didático de fotografia do país. Fotografia -“Fotografia - aprendendo a fotografar com qualidade”, pela Editora Viena. O livro deverá ser introduzido no ensino médio de escolas públicas e particulares, a partir do segundo semestre deste ano, segundo publicado no portal Photos.

O livro traz dicas sobre a história da fotografia, fotógrafos clássicos, composição técnica e estética fotográfica, leituras complementares, apresentando soluções de como o leitor pode ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente. Além de um dicionário técnico fotográfico.

O autor tem 40 anos de experiência em ensino técnico de fotografia e dirige a Focus Escola de Fotografia, em São Paulo “A partir do primeiro capítulo, o aluno começa experimentando os ajustes manuais de sua câmera e em pouco tempo irá conferir que as suas fotos de fato, evoluíram”, disse Enio ao portal Photos.

19 de maio de 2011

O que se fala na TV


Essa é boa, típica de quem define os atos de sua classe/grupo e exerce o papel de condenar os atos de outras classes/grupos.


Fato I


Hoje foi noticiado num telejornal do Rio um caso de um roubo de jóias na casa de uma mulher rica da cidade do Rio de Janeiro. O texto da matéria definiu o ato como sendo uma doença chamada de “cleptomania”, sugerindo em alguma medida ao leitor uma reflexão sobre o ato cometido por outra mulher também rica.


Fato II


No mesmo telejornal o apresentador ao apresentar outros casos de roubos envolvendo ladrões pobres, sem qualquer sugestão reflexiva lança opiniões sobre os atos de roubos como sendo estes atos “criminosos” e cometidos por “safadeza”.



I Semana de Fotografia da PUC-RIO


A I Semana de Fotografia da PUC-Rio tem como tema Olhares: Uma Reflexão Sobre a Linguagem Fotográfica. “Convidamos você a ouvir grandes nomes de diversas áreas da fotografia para debater com a gente papel a imagem na sociedade contemporânea. Não perca! Do 23 ao 27 de maio”.
O evento conta com convidados de várias áreas da linguagem fotográfica em mesas de debates, uma exposição e oficinas.

Confira a programação aqui



18 de maio de 2011

FotoRio 2011 - Exposição no CCBB

© Foto: auto-retratode de Helenbar

Fonte: Blog Imagens & Visions

O Centro Cultural do Banco do Brasil realiza a abertura do FOTORIO 2011 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, com a exposição de auto-retratos intitulada “Eu me desdobro em muitos – a autorrepresentação na fotografia contemporânea”, no dia 30 maio de 2011, às 19h, no 1º andar do CCBB. Inédita e exclusiva, a exposição é fruto da parceria entre o FOTORIO 2011 e a MEP - Maison Européenne de la Photographie, de Paris, e resultado de um trabalho de garimpo levado a efeito pelos curadores Joana Mazza e Milton Guran em vários países e em diferentes eventos, ao longo dos últimos dois anos. Eu me desdobro em muitos – a autorrepresentação na fotografia contemporânea apresenta 69 obras físicas de sete artistas brasileiros e 14 estrangeiros, dentre os mais importantes autores da vanguarda da fotografia no campo da arte contemporânea no mundo. Complementam a mostra uma seleção de cinco vídeos curtos e interativos, com curadoria de Jean-Luc Monterosso, Diretor da MEP, e ainda a instalação “Estereoscopia” do carioca André Parente. “Para chegarmos a esse conjunto de obras,”, explicam os curadores “contamos com apoio dos próprios artistas, das galerias e instituições às quais estão ligados. Selecionamos artistas seminais que dialogam no sentido contemporâneo com a autorrepresentação como os brasileiros Alisson Gothz, Helenbar, Luisa Burlamaqui, Fernanda Magalhães, Rodrigo Braga e Sofia Borges, o mexicano Gerardo Montiel Klint, a argentina Tatiana Parcero, o norueguês Bjorn Sterri e uma série de artistas europeus e norte-americanos da coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris. São eles: Martial Cherrier, Gilbert & Georg, Robert Mapplethorpe, Duane Michals, Pierre Molinier, Orlan, Philippe Perrin, Pierre & Gilles e Cindy Sherman”. A mostra ficará aberta ao público de 31 de maio a 10 de julho, no CCBB, na Rua Primeiro de Março, 66, 1° andar (3808-2020), e tem entrada franca. Fonte: RS Comunicação

17 de maio de 2011

Peça "Ô, Lili" até dia 1º de junho no Planetário da Gávea


Ô, LILI

Planetário da Gávea
Teatro Municipal Maria Clara Machado
De 10 de maio à 01 de junho
Terças e quartas às 21h
Ingresso R$20,00
Rua Padre Leonel França, 240 - Gávea
Tel.: (21) 2274-7722

_________________________________________________________________________________

15 de maio de 2011

Se a vida fosse poesia


A rotina não seria desafio
O poeta viveria segundo regras de sua poesia
O namoro se conheceria se apaixonaria se amaria
e viveria harmoniosamente todas às horas,
todos os dias

O trabalho árduo desejaria o descanso,
não só, ao final do dia
A tristeza do descanso não acabaria
ao amanhecer do novo dia
A tristeza desfaleceria
com a chegada da alegria

O desejo seriam o mesmo
se não fosse desejado todos os dias
O desejo se realizaria com
alegria, tristeza vida e poesia.

Peça “7 Sentimentos Capitais: Corpos e Cidades”

O espetáculo trata da exploração sexual de crianças e adolescentes e fica em cartaz nos dias 14 e 15 para o público em geral. Entrada Gratuita.




 Companhia Ensaio Aberto
SERVIÇO: ESPETÁCULO 7 SENTIMENTOS CAPITAIS – CORPOS E CIDADES
ARMAZÉM DA UTOPIA: Armazém 6 – Cais do Porto
ENDEREÇO: Av. Rodrigues Alves, s/n – Centro – Estacionamento em frente
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
DATA: dias 14 e 15 de maio – sábado, às 20h; e domingo, às 19h
PREÇO: Entrada gratuita
INFORMAÇÕES: 2253-8726
Agendamento grupos: ensaioaberto.publico@gmail.com




Fotos: Francisco Valdean
imagens captadas com celular (cämera 1.3 pixels)