20 de agosto de 2011

Concurso de Fotografia "Redescobrindo o Centro do Rio"

A Fundação Parques e Jardins, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Subprefeitura do Centro Histórico, lança hoje, sexta-feira, dia 19, o Concurso de Fotografia Redescobrindo o Centro do Rio. Em foco, os monumentos, chafarizes e parques históricos localizados na região central da cidade.

Serão premiados os 20 melhores trabalhos, mas os primeiros 40 farão parte de uma exposição promovida pela prefeitura. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22, na sede da Fundação, na Praça da República, s/nº - Campo de Santana, das 11h às 16h.

O regulamento, a ficha de inscrição e a autorização do uso de imagem estão disponíveis no site http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/.



19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia: a novidade do Brasil


"É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista".

Jornal do Comercio de 17/01/1840  



19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA



 
Hoje é o Dia Mundial da fotografia e para comemorar a data compartilho um pequeno vídeo que fiz no intervalo de uma aula da Escola de Fotógrafos Populares.

18 de agosto de 2011

Fragmentos do Cotidiano / Funk / Dança






Fragmentos do Cotidiano é uma série de pequenos vídeo captados inicialmente com a câmera do meu celular. O primeiro fragmento captei em 2007 numa laje na Baixa do Sapateiro. “Pipa” é o nome do primeiro fragmento.
 

15 de agosto de 2011

O contraste que você não verá se for ao “Alemão” passear no teleférico


Dona Maria Aparecida, mora a menos de 20 metros da estação do teleférico no Morro do Alemão. Sua casa contém diversas rachaduras por motivos que segundo ela, só apareceram após as obras do PAC. Ela está com a casa interditada pela defesa civil, mas não tem pra onde ir.

Foto e texto: Léo Lima