25 de março de 2012

Como se chamam as Favelas na Argentina?

Favela é um termo genérico atribuído as áreas de moradias populares da Cidade do Rio de Janeiro. Os termos que definem estes espaços são diversos, no Rio os espaços favelados recebem outras definições, exemplo: “Complexo” “Comunidade” “Conjunto de Favelas” e mais recentemente alguns dos espaços recebem a categoria de Bairro.

Em outras cidades do Brasil os termos também são diversos. Por  exemplo: em São Paulo é comum também chamar os espaços favelados de “Periferia”, em Belo Horizonte este espaços recebem a categoria de “aglomerados”. O aglomerado de Belo Horizonte equivaleria ao “complexo” no Rio de Janeiro?

Se as categorias são imprecisas e diversas no Brasil, fora daqui também devem ser. Outro dia li numa matéria de um jornal aqui do Rio uma notícia ocorrida em uma “Villa Miséria” da capital da Argentina, Buenos Aires. Villa Miséria é como se chama na Argentina os espaços equivalentes aos espaços favelados da cidade do Rio de Janeiro.

Pensando nisto vou posta aqui no Blog O Cotidiano numa Tag chamada de Notas sobre Favela, breves notas a respeitos dos termos referentes as favelas em outras cidades do Brasil e em cidades de outros países. 

0 comentários: