9 de agosto de 2012

A fotografia na segunda metade do século 19 no Brasil e no mundo


# Datas históricas da fotografia


9/19

No Brasil

Nos primeiros anos da segunda metade do século 19 de algum modo a técnica fotográfica já estava consolidada, é bem verdade que não era uma coisa popular, era algo que só os ricos podiam fazer o uso desta.

Algumas datas

1865
O suíço George Leuzinger sistematiza a venda de vistas fotográficas do Brasil ao comercializar em sua Casa Leuzinger, no Rio de Janeiro, imagens de diversos fotógrafos. Entre estes, figura o alemão Albert Frischer, o primeiro a fotografar os índios na região amazônica.

1868
O alemão Augusto Riedel realiza o álbum de fotografias originais em papel albuminado Viagem de S.S.A.A. reais duque de Saxe e seu augusto irmão Luiz Philippe ao interior do Brazil, com imagens das províncias de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Bahia.

1875
O carioca Marc Ferrez participa como fotografo da comissão Geológica do Império, chefiada por Charles Frederick Hartt, tornando-se na ocasião o primeiro a retratar os índios botocudos na Bahia.


No Mundo

1888: O norte-americano George Eastman desenvolve a primeira câmera portátil, a Kodak, vendida com um filme em rolo de papel suficiente para tirar 100 fotografias. Terminado o rolo o cliente envia a câmera inteira para a empresa Eastman, que providencia a revelação do filme e obtêm as cópias em papel, devolvendo o equipamento com um novo rolo de filme. O lema da Eastman é “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”. A simplicidade da câmera Kodak é responsável pela popularização da fotografia amadora. Utilizava marketing direto e objetivo. No ano seguinte, Eastman substitui o filme de papel por um de plástico transparente à base de celulose.

Fonte: Livro A fotografia no Império / Pedro Karp Vasquez / FOTOGRAFIA: LINHA DO TEMPO / Enio Leite

Ps

Fiquei por uns dias sem postar por as datas aqui, foi por falta de tempo.


--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui 

0 comentários: