4 de agosto de 2012

A invenção da fotografia na França e no Brasil


# Datas históricas da fotografia


4/19





Em 1839 nasci oficialmente à fotografia e o pai da criança é Louis Daguerre. O registro oficial foi feito em 19 de agosto de 1839 em Paris.

Voltemos um pouco no tempo, em 1826 foi captada a imagem que é considerada a primeira fotografia, esta foi feita também na França por Nicephore Niépce, que era parceiro de pesquisa de Daguerre.

Ainda naquela década (1824) chega ao Brasil o francês, Hercules Florence. Este foi morar em Campinas, no interior de São Paulo, era ele um artista e cientista autodidata.

No início do século 19, já se sabia muito sobre os processos de criação de imagens o que faltava era aperfeiçoar a técnica e descobrir como fixar a imagem. Segundo o historiador Boris Kossoy, foi Hercules Florence que usou, pela primeira vez na história, a palavra fotografia, e isto teria ocorrido em 1834 em terras brasileiras. Mas o reconhecimento de Hercules Florence só ocorre na década de 70 pelo historiador Boris Kossoy.

Em uma reportagem do G1 de 2007, Boris Kossoy afirma: “A foto não foi inventada por um único homem - foi inventada pelo Niepce, foi reinventada pelo Daguerre, foi inventada na Inglaterra pelo Talbot e nas Américas pelo Hercules Florence". 





Veja outras publicações desta série



--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui 

0 comentários: