2 de agosto de 2012

Datas históricas da fotografia: A fotografia nos anos 1500

2/19
           
E como andava a fotografia nos anos 1500?
Se você fizer uma buscas pela internet será levado para vários sites e quase todos associam o processo fotográfico desta época ao Italiano Leonardo da Vinci (1452-1519). Segundo os sites e blogs Leonardo da Vinci teria deixado uma descrição, e que esta seria a mais completa do período pré-industrial do processo de aparecimento de uma imagem invertida em uma "câmara escura".




Formação da Imagem  / Fonte internet

"A imagem de um objeto iluminado pelo sol penetra num compartimento escuro através de um orifício. Se colocarmos um papel branco do lado de dentro do compartimento, a uma certa distância do orifício, veremos sobre o papel a imagem com suas próprias cores, porém invertida, devido à interseção dos raios solares". Segundo os artigos a passagem estaria no livro “Notas sobre os espelhos”, publicado só em 1797.

Durante o século de 1500 vários outros cientistas contribuíram com o aprimoramento do processo fotográfico, principalmente os físicos.Os artigos também falam desta datas abaixa e destes figuras, basicamente são todos físicos.

1545 - Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês, faz a primeira ilustração do processo da câmara escura.
1553 - Giambatista Baptista della Porta (1541-1615), físico italiano, mesmo indo contra os interesses da igreja, aperfeiçoou o desenho da câmara escura, em seu livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalim.
1558 - Geronomo (Girolano) Cardano, físico italiano, soluciona o problema de nitidez da imagem ao sugerir o uso de lentes biconvexas junto ao orifício da câmara escura.
1558 - Danielo Barbaro, também, menciona em seu livro "A pratica da Perspectiva", que variando o diâmetro do orifício, é possível melhorar a imagem.

Veja outras publicações desta série

0 comentários: