3 de outubro de 2012

Favelas cariocas no mapa

Maré no Google mapas

As favelas habitam o cenário da cidade do Rio de Janeiro desde os primeiros anos do seculo XX, ou seja, são mais de cem anos de existência dos territórios favelados na capital, mas daí entrar no mapa ou ser considerado parte da cidade é outra história.

Só nas décadas de 30/40, após o Código de Obras da cidade de 1937 que o poder público passa a admitir a existência das favelas.

No ano de 2011, segundo noticiado em vários sites e blogs, a prefeitura do Rio de Janeiro ganhou na Justiça o direito de obrigar o Google a retirar / diminuir os espaços destinados as favelas do Rio de Janeiro nos mapas que o site disponibiliza na internet. Ainda segundo as notícias este era um pedido que a Prefeitura vinha fazendo desde 2009, e a reclamação era pelo fato das favelas terem muito mais espaços nos mapas do Google do que alguns bairros e pontos turísticos da cidade.

No último dia (28) a Instituição Redes da Maré, lançou uma publicação onde mapeia as ruas das favelas da Maré, a publicação se chama "Guia de Ruas da Maré". "O objetivo do trabalho é de produzir conhecimento sobre essas áreas, de modo a enfrentar o conjunto de representações distorcidas sobre como vive a população dos territórios constituintes da Maré".  

Outra iniciativa semelhante é o "Tá no Mapa", uma publicação realizada pelo Grupo Eco sobre a favela Santa Marta. Sobre este trabalho leia mais aqui.

0 comentários: