31 de março de 2012

Curso, Favelas Cariocas: Ontem e Hoje




---------------------------------
Siga o blogueiro no twitter
@valldean

A Cia Marginal reestrei o espetáculo "Ô, Lili"

Foto: Davi Marcos 



Seviço

Período: De 14 de abril a 20 d emaio, aos sábados e domingos.
horario: 20h
Local: Teatro da Cia dos Atores.
Enderço: Rua Manoel Carneiro, 10 e 12 - Lapa (escadaria do Selaron).
Informaçoes sobre ingressos: 9645-4884 (Bianca Fero).
Valor: R$ 20,00 (meia entrada: R$ 10,00). 



O jeito marginal de fazer arte


---------------------------------
Siga o blogueiro no twitter
@valldean

30 de março de 2012

Prefeitura do Rio pediu na justiça que Google retire do ar mapas de favelas cariocas

Imagem reproduzida do site R7


Motivo: segundo informações do Portal R7 o site Google incluiu cerca de 600 favelas em seus mapas, mas não incluiu alguns bairros e nem alguns pontos turísticos da cidade. A notícia frisa que as favelas cariocas tem mais destaque do alguns bairros de classe media.

Mapas com imagens de favelas do
Rio serão retirados do Google



Nos últimos anos as favelas foram muradas sobre os mais estranhos argumentos, moradores de algumas favelas foram removidos e agora só faltava essa, as favelas serem também apagadas dos mapas do Google. 

----------------------------------
Siga o blogueiro no Twitter
@valldean

28 de março de 2012

Favela não é um safári!



Não conheço esta agência que assina esta peça, mas me parece ser a mensagem uma síntese do que pensa muita gente na cidade. Não tem coisa mais medonha do que um tipo de turismo que passou a se praticar nas favelas cariocas, a coisa beira ao absurdo!

A favela tem que ser entendida como um espaço legitimo da cidade, só assim talvez o poder publico levante o bunda adiposa dos bancos acolchoados e faça a sua parte. Talvez assim a imprensa se interesse por outras abordagens das favelas.

E talvez assim todos realmente nos sintamos cidadãos com nossos deveres, mas com a certeza de que temos nossos direitos respeitados. E um desses direitos é o de não ser importunado por turistas que se interessam por este tipo de turismo. 

26 de março de 2012

Assim era a Praça das Nações em 1928


Praça das Nações no início do século XX em foto de 
Augusto Malta,1928.

Hoje navegando por páginas de alguns flickr de imagens antigas do Rio encontre esta imagem da Praça das Nações ao que tudo indica é esta de autoria do do fotógrafo Augusto Malta. A página em que encontrei esta imagem já não é atualizada desde 2009, mas nesta tem muitas imagens do Rio antigo, principalmente de bairros da Zona Norte, confira as imagens clicando aqui.

Favela do Fallet, Santa Teresa

Foto: Francisco Valdean

Em primeiro plano a favela do Fallet e outros bairros da cidade, o Maracanã é um destes bairros.

25 de março de 2012

Como se chamam as Favelas na Argentina?

Favela é um termo genérico atribuído as áreas de moradias populares da Cidade do Rio de Janeiro. Os termos que definem estes espaços são diversos, no Rio os espaços favelados recebem outras definições, exemplo: “Complexo” “Comunidade” “Conjunto de Favelas” e mais recentemente alguns dos espaços recebem a categoria de Bairro.

Em outras cidades do Brasil os termos também são diversos. Por  exemplo: em São Paulo é comum também chamar os espaços favelados de “Periferia”, em Belo Horizonte este espaços recebem a categoria de “aglomerados”. O aglomerado de Belo Horizonte equivaleria ao “complexo” no Rio de Janeiro?

Se as categorias são imprecisas e diversas no Brasil, fora daqui também devem ser. Outro dia li numa matéria de um jornal aqui do Rio uma notícia ocorrida em uma “Villa Miséria” da capital da Argentina, Buenos Aires. Villa Miséria é como se chama na Argentina os espaços equivalentes aos espaços favelados da cidade do Rio de Janeiro.

Pensando nisto vou posta aqui no Blog O Cotidiano numa Tag chamada de Notas sobre Favela, breves notas a respeitos dos termos referentes as favelas em outras cidades do Brasil e em cidades de outros países. 

Maré: após a chuva forte

Foto: Naldinho Lourenço
Na tarde de ontem a chuva inundou algumas ruas da Maré, mas a após a chuva as brincadeiras rolaram soltas, como mostra esta imagem do fotógrafo Naldinho Lourenço numa rua da Baixa do Sapateiro.

--------------------------

Maré: chuva de granizo na tarde de ontem

Foto: Francisco Valdean
Na tarde de ontem uma pancada de chuva de granizo deixou algumas ruas da Maré inundadas e também provocou a falta de luz elétrica em alguns pontos da localidade.

------------------------

Vídeo




------------------------