11 de agosto de 2012

Maré: show de "Drag Queens" ou "Show Gay"

Foto: Francisco Valdean

9 de agosto de 2012

# Charada 3


Os empregos na cidade do Rio estão em alta, as vagas são de vigias de placas e agitadores de bandeiras. Nas placas e nas bandeiras escrito os seguintes números: 15, 25, 45...

Pergunta 1
Em que período estamos ?

Resposta
Em tempo de campanha de eleições.

Pergunta 2
Que tipo de candidato faz campanhas eleitorais assim?

Pergunta 3
Isto é realmente política? 

A fotografia na segunda metade do século 19 no Brasil e no mundo


# Datas históricas da fotografia


9/19

No Brasil

Nos primeiros anos da segunda metade do século 19 de algum modo a técnica fotográfica já estava consolidada, é bem verdade que não era uma coisa popular, era algo que só os ricos podiam fazer o uso desta.

Algumas datas

1865
O suíço George Leuzinger sistematiza a venda de vistas fotográficas do Brasil ao comercializar em sua Casa Leuzinger, no Rio de Janeiro, imagens de diversos fotógrafos. Entre estes, figura o alemão Albert Frischer, o primeiro a fotografar os índios na região amazônica.

1868
O alemão Augusto Riedel realiza o álbum de fotografias originais em papel albuminado Viagem de S.S.A.A. reais duque de Saxe e seu augusto irmão Luiz Philippe ao interior do Brazil, com imagens das províncias de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Bahia.

1875
O carioca Marc Ferrez participa como fotografo da comissão Geológica do Império, chefiada por Charles Frederick Hartt, tornando-se na ocasião o primeiro a retratar os índios botocudos na Bahia.


No Mundo

1888: O norte-americano George Eastman desenvolve a primeira câmera portátil, a Kodak, vendida com um filme em rolo de papel suficiente para tirar 100 fotografias. Terminado o rolo o cliente envia a câmera inteira para a empresa Eastman, que providencia a revelação do filme e obtêm as cópias em papel, devolvendo o equipamento com um novo rolo de filme. O lema da Eastman é “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”. A simplicidade da câmera Kodak é responsável pela popularização da fotografia amadora. Utilizava marketing direto e objetivo. No ano seguinte, Eastman substitui o filme de papel por um de plástico transparente à base de celulose.

Fonte: Livro A fotografia no Império / Pedro Karp Vasquez / FOTOGRAFIA: LINHA DO TEMPO / Enio Leite

Ps

Fiquei por uns dias sem postar por as datas aqui, foi por falta de tempo.


--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui 

8 de agosto de 2012

#charada 2


Você esta andando na rua ouvido seu mp3, meio despreocupadão e tal... aí es que surge do nada um camarada com um sorrisão largo que vai de um canto ao outro da boca, aperta sua mão, te abraça e até tenta pousar para uma foto com você.

Duas perguntas

Quem é esse camarada?

Em que período estamos?

7 de agosto de 2012

#Charada



Imaginem uma rua, e esta rua já algum tempo precisava de alguns reparos. Aí de repente os reparos foram feitos.

Em que período estamos?

Eleições 2012: onde encontro informações sobre os candidatos?

http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=RJ


Divulga Cand é o nome do site do TSE onde se encontra os dados de todos os candidatos a vereador e prefeitos dos municípios.


No link acima é referente ao município do Rio de Janeiro. Segundo o site na cidade do Rio São 8 candidatos a prefeito e 1591 candidatos a vereador para ocupar 51 vagas na câmara municipal. 



--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui 

Despejo da sede do grupo Verdejar

Demolição da sede do grupo Verdejar 


Sai o grupo Verdejar e entra a Light SA.


Na tarde desta segunda-feira, o grupo Verdejar que atua há mais de 15 anos em prol  do desenvolvimento sustentável da Serra da Misericórdia e comunidades do Alemão foi desapropriada de sua sede na serra . Foi demolida para que no local seja instalada uma subestação de energia da Light SA.

segundo membros do grupo:

"Nós nem sabíamos da existência de um processo de desapropriação. Apesar de ter sido negado pelo Juiz da 7ª vara cível do méier, uma desembargadora do Tribunal de Justiça do RJ decidiu a favor da empresa, negando a nossa existência e todas as nossas benfeitorias no local, nem mesmo o fato de terem que nos avisar previamente e o fato consumou-se hoje".

 Fonte: Voz das Comunidades



--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui 



5 de agosto de 2012

A fotografia na primeira metade do século 19 no Brasil


# Datas históricas da fotografia

5/19

Em 17 de janeiro de 1840 o francês Louis Compte , capelão da fragata L’ORIENTALE, tirou três fotografias da cidade do Rio de Janeiro, para isso usou a técnica daguerreotipia, esta técnica havia sido anunciado um anos antes na França, 1839.
As três fotografias foram tiradas na região central da cidade, uma focalizando o Paço Imperial, uma outra do chafariz de Mestre Valentim e o antigo Mercado da Candelária.
A fotografia está presente na história do Brasil desde o seu descobrimento, já em 1940 Dom Pedro II adquiriu e utilizou um equipamento de DAGUERREOTIPIA*.

1842
Primeira participação da daguerreotipia na exposição Geral de Belas- Artes da Academia Imperial, graças a pioneira da fotografia feminina no Brasil, a sra. Hippolyte Lavenue.

1851
Em 8 de março Dom Pedro II concede pela primeira vez honrarias a fotógrafos, ao outorgar o título de Photographos da Casa Imperial a dupla de daguerreotipistas Buvelot & Prat, do Rio de Janeiro.

1855 / 1862
O alemão Revert Henrique Klumb se torna o pioneiro da fotografia estereoscópica** no Brasil, assim como o primeiro  autor a realizar uma ampla documentação (com mais de 300 vistas) de uma cidade brasileira: o Rio de Janeiro.

1858
O alemão Augusto Stahl realiza o álbum de fotografias originais em pepel albuminado Memorandum pitoresco de Pernambuco.

*DAGUERREOTIPIA: Imagem produzida pelo processo positivo criado pelo francês Louis Jacques-Mandé Daguerre (1787 – 1851). No daguerreotipo, a imagem era formada sobre uma fina camada de prata polida, aplicada sobre uma placa de cobre e sensibilizada em vapor de iodo. Divulgado em 1939, esse processo teve, na Europa, utilização praticamente restrita a década de 1840 e meados da década de 1850. Aqui no Brasil, continuou sendo empregado até o início da década de 1870.

**FOTOGRAFIA ESTEREOSCÓPICA: Foi desenvolvida pelo inglês Sir David Brewster (1781 – 1868) e comercializada a partir de 1851. Consitia em pares de fotografia de uma mesma cena que , vista simultaneamente num visor binocular apropriado, produziam a ilusão da tridimensionalidade. Esse efeito era obtido porque as fotografias eram tiradas ao mesmo tempo com uma câmera de objetivas gêmeas, cusos centros ópticos eram separados entre si por cerca de 6,3 cm – a distancia media que separa os olhos humanos

Fonte: Livro “A Fotografia no Império” de Pedro Karp Vasquez


Veja outras publicações desta série

3/19 
4/19







--------------------------------------------------------

Blog O Cotidiano: Campanha de votação para o "Prêmio Top Blog 2012

Para votar neste blog clique aqui