9 de março de 2013

cotidiano.com na galeria 535


Foto de um chá de bebê numa laje da Maré, esta é uma das imagens que compõem a mostra "cotidiano,com" da galeria 535, uma exposição multimídia com conteúdo deste blog. Abaixo da galeria sobre a exposição.  



cotidiano.com

Cercado por três das principais vias expressas do Rio de Janeiro, a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil, está localizado o Conjunto de Favelas da Maré.  Com a população de mais de 130 mil habitantes, distribuídas por cerca de 43 mil domicílios, e composta por 16 comunidades, a Maré apresenta diversidade de conformações no que diz respeito a favelas: morros, aterros, casas de alvenaria com tijolos aparentes, barracos e conjuntos habitacionais. A pluralidade também é uma característica da formação cultural da região. Forrós, bailes funk, uma cena rock efervescente, blocos carnavalescos, centros de artes, grupos de danças, teatro, cineclubes… São muitos os ambientes culturais distribuídos pelos 5 km² de favelas. Nesse contexto diverso – e para documentar essa variedade do dia-a-dia da Maré – que nasce o blog O Cotidiano.
Francisco Valdean, morador da Baixa do Sapateiro, é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares, e decidiu, em 2007, criar o diário virtual no qual pudesse compartilhar registros fotográficos do cotidiano da Maré. Com o tempo o espaço se ampliou, passou a comportar assuntos mais gerais e de interesses não só da região, mas da cidade como um todo, sempre focado nas questões envolvendo as favelas, direta ou indiretamente, e também a produzir materiais multimídias.
As imagens que compõe a mostra “ocotidiano.com” são fragmentos visuais da Maré, captados ao longo dos 6 anos de existência do blog O Cotidiano (finalista por dois anos consecutivos do prêmio Top Blog Brasil) e garimpados no acervo do fotógrafo.

Sobre o autor
Fotógrafo formado na Escola de Fotógrafos Populares em 2004, graduado em Ciência Sociais, arte-educador e blogueiro. Francisco Valdean atualmente coordena o Banco de Imagens do Programa Imagens do Povo. Participou das coletivas “Olhar Cúmplice”, na Caixa Cultural RJ, e “Esporte na favela”, no CCBB-RJ, em 2007 (ambas também exibidas no Palácio do Planalto, em 2008); Sonhos Velados, Casa de Cultura Laura Alvim – RJ, em 2009;  Em 2010 expôs no Parque Lage do Rio de Janeiro, dentro da programação do evento “Verão da Cultura Urgente”, com a coletiva “Periferia.com”. Em 2012 participou da exposição Suburbana, exibida na Galeria Pretos Novos, na Gamboa, RJ. Em 2013, foi vencedor do premio da Nikon na categoria “Melhor fotografia do carnaval”.

Serviço
Exposição “ocotidiano.com”
Galeria 535
Abertura: 08/03/2013, a partir das 18h
Visitação: de 9 às 18h
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.

0 comentários: