14 de abril de 2013

No Rio as favelas são removidas na vida real e virtual


Maré no Google Mapas em duas datas diferentes (2012 e 2013)

Reprodução do Google



Nos últimos dias o assunto da remoção de favelas do mapa do google tem circulado nas redes sociais, o assunto foi noticiado em 2009, quando a prefeitura do Rio pediu a revisão dos mapas, ou seja, a retirada de favelas dos mapas, uma espécie de remoção online.  Segundo a Prefeitura as favelas aparecem mais que alguns bairros e pontos turísticos da cidade.

O que tudo indica, o processo foi concluído e varias localidades tiveram o termo favela suprimido no mapa, por exemplo a Maré, composta por 16 favelas, algumas não aparecem mais com o termo favela. Numa matéria no site do Estadão no dia 8 de abril num trecho do texto diz o seguinte: “A atual supressão do termo ''favela'' não atinge todas as comunidades. Na Maré (zona norte) e no Vidigal (zona sul), por exemplo, ele permanece”. Mas ao verificar o mapa não é bem isso que aparece.

A imagem (1) é um print de 2012 e a imagem (2) é um print feito no dia de hoje. Nesta a evidencia de alterações. Antes “Favela do Timbau” agora Morro do Timbau. Na Baixa do Sapateiro ainda se mantem o termo favela, mas por exemplo na imagem (1) o termo “favela da Maré” estava catalogado, agora não mais. Vários outros exemplos denotam as alterações. Ou seja, no Rio de Janeiro as favelas são removidas na vida real e virtual.

0 comentários: