25 de novembro de 2018

Exposição "ENTRE MARÉ E ALEMÃO: relatos visuais do cotidiano"




Maré e Alemão são os maiores conjuntos de favelas da cidade do Rio de Janeiro.  Contudo as semelhanças não param por aí. Vizinhos de bairro, esses dois gigantes e “Complexos” tem muito mais em comum do que podemos imaginar. A exposição apresenta os dois complexos de favelas através de uma perspectiva poética fotográfica.

A mostra reuniu uma seleção de 17 fotografias - produzidas por dez fotógrafos (as) moradores de ambos os complexos de favelas - nesta obras os autores narram aspectos vida cultural, religiosa e cotidiana dessas localidades na última década.  

Em geral, as regiões faveladas são representadas, ou apresentadas, pelo estereótipo da pobreza, ou da violência, mas nesta mostra fotográfica a proposta propõe uma rota diferente: apresentando ao espectador uma favela pulsante e afetuosa. Busca uma experiência visual onde a documentação da vida cotidiana é o foco narrativo.

As cenas aqui representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativo, uma favela artística e também profundamente religiosa. 


Curador: Francisco Valdean
Fotógrafos:
Betinho Casas Novas, Bira Carvalho, Bruno Itan, Francisco Valdean, Josiane Santana, Marcia Farias, Monara Barreto, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti e veri vg,

Realização: Imagens do Povo / Observatório de Favelas e Sesc.

 

0 comentários: