14 de maio de 2011

Em um açude no leste do Estado do Ceará


Em um açude no leste do Estado do Ceará, num fim de tarde captei esta imagem.

Câmera FM 10 da Nikon, filme preto e branco.



11 de maio de 2011

Maré, avenida brasil e o conjunto de favelas do Alemão


Em primeiro plano, Avenida Brasil e ao fundo o Conjunto de favelas do Alemão, a imagem foi feita a partir do conjunto de favelas da Maré. No lado esquerdo da imagem (no segundo plano fica o morro do Adeus), notem que ainda não estava sendo instalado o teleférico.




10 de maio de 2011

Projeção e bate-papo com o fotógrafo João Roberto Ripper

Foto: João Roberto Ripper 

O Ateliê da Imagem promove na próxima sexta-feira, dia 13 de maio de 2011, às 19h, uma projeção com a retrospectiva da carreira do fotógrafo João Roberto Ripper. 

Ripper, como é conhecido entre os fotógrafos, tem 58 anos e é fotógrafo desde os 19 anos. Trabalhou nos jornais Luta Democrática , Diário de Notícias , Estadão (Sucursal Rio), Úlltima Hora e O Globo, e atualmente é freelance para jornais e revistas do Brasil e exterior. Participou do Grupo F4 de fotógrafos independentes nos anos 1980, tendo criado o projeto Imagens da Terra e mais recentemente o Imagens do Povo. O projeto individual que dá nome ao seu site é Imagens Humanas. Participou das lutas pela conquista do crédito na fotografia e pela tabela de preços mínimos. Ripper tem como eixo principal em seu trabalho a proposta de colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos através de uma fotografia compartilhada. Entre os ensaios que serão apresentados estão trabalhos referenciais para a fotografia documental brasileira como Trabalho escravo, Trabalho infantil, Índios do Mato Grosso do Sul e Mulheres entre luzes e sombras.   
Data: 13/05/2011   
Horário: 19h   
Local: Ateliê da Imagem
Telefone: 2541-3314

Cia Marginal estréia espetáculo sobre o universo prisional

Foto: Davi Marcos


A Cia Marginal da Maré, composta por artistas moradores do bairro Maré estréia, hoje dia 10, a peça “Ô, LILI” no teatro Planetário da Gávea.


  
O espetáculoÔ, LILI” tem como ponto de partida o cotidiano de uma prisão de regime fechado. Os rituais de convivência, as hierarquias, os ritos sexuais, a longa espera por cartas e visitas, os anestésicos espirituais são alguns dos temas que perpassam as relações entre seis presidiários na tentativa de sobreviver à falta de privacidade e ao tempo estático. O título do espetáculo remonta à narrativa dos presos sobre o ritual que comemora o dia de soltura.



Teatro Municipal Maria Clara Machado
De 10 de maio à 01 de junho
Terças e quartas às 21h
Ingresso R$20,00
Rua Padre Leonel França, 240 – Gávea
Tel.: (21) 2274-7722      

9 de maio de 2011

Fotógrafa Martine Franck na Maré



Esta foto é da antiga. Na foto ninguém menos que Martine Franck, fotógrafa artística, e viúva do fotógrafo Cartier-Bresson. Segundo o registro da câmera a imagem foi feita em 29 de maio de 2005, na época Martine esteve no Rio participando do FotoRio* e visitou a Maré, a foto foi feita na rua Principal da Nova Holanda, no bar da Galega.


Falando em FotoRio

A edição de 2011 do FotoRio será entre os dias  07 a 10 de junho, no Centro Cultural Correios.

O Encontro sobre (EIV-Encontrode Inclusão Visual)* promove, desde 2004, a divulgação e o intercâmbio de ações dos projetos que trabalham com a fotografia e o vídeo como instrumento de alfabetização visual e inclusão social. Em 2011 o FotoRio chega a 6º edição.

* http://www.fotorio.fot.br