6 de abril de 2012

Rio em Preto & Branco: zona norte entre os anos 1905 e 1919


Vista a partir do Castelo da Fio Cruz entre os anos de 1905 e 1919. Fica até difícil de identificar onde é exatamente os bairros ao fundo, mas pelo angulo da fotografia e a Igreja da penha ao fundo é possível dizer que ao centro da imagem seria os bairros de Bonsucesso, Ramos, Olaria e penha.


Fonte: http://www.coc.fiocruz.br/
Vista

4 de abril de 2012

Favela do Santa Marta "Tá no Mapa"

Mapa da favele Santa Marta realizados por moradores e participantes do projeto Cidade, mudanças climaticas  e ação jovem.

No último sábado estive no Santa Marta, fui la assistir a apresentação de uma ideia chamada “Ta no Mapa”. Em resumo “Ta no Mapa” se trata de um projeto do Grupo ECO que resumidamente fez o seguinte: reuniu um grupo de 20 jovens moradores do Santa Marta onde sicutiram e refletiram sobre questões local e depois realizaram um mapa do local indicando os conflitos e os problemas existentes na favela. 

Junto ao mapa elaborado existem apontamentos a respeito dos problemas local, deste destaco aqui dois:



1 - Invasão desordenada dos turistas C/obstrução das vias de entrada (carros)


Casua: Santa Marta na Mídia e Pacificação (grande visibilidade).
Quem provoca: Guias, Turistas, Jeep Tour, promotores dos grandes eventos.
Quem sofre: Comunidade
Sugestão de solucão: Melhor orientação, orientando turistas do que podem ou não fazer; legislação em relação às visitas dos turistas (criação de regras); ter sempre guias da comunidade (moradores).

2- Falta de preparação dos Policiais

Causa: Falta de planejamento, olhar preconceituoso em relação à favela
Quem provoca: Governo do estado
Quem sofre: Moradores e jovens em especial
Sugestão de soluão: Melhor preparação dos policiais estabelecer comunicação direta com a instituições locais, criar mecanismos de publico de dialogo e fiscalização. 


-----------------------------
Vídeo


Fonte: Grupo ECO

2 de abril de 2012

Dicas iniciais de como criar e manter um blog


Uso o blogger já algum tempo e a partir deste post vou dar algumas dicas de como “blogar”, não serão dicas técnicas avançadas, pelo menos neste primeiro momento não, caso você queira dicas avançadas eu recomendo o blog  http://www.ferramentasblog.com neste você vai encontrar dicas avançadas.

As dicas aqui serão mais no sentido de como criar uma página e começar a blogar e principalmente dicas relacionadas a produção de conteúdo para seu blog. E pra começa esta “Tag” posto aqui a definição do Blogger ou Blogspot. O blogger é uma plataforma de blogs do Google, abaixo segue a definição do próprio blogger.



Sobre o Blogger e Blogspot

O Blogger é uma ferramenta baseada na web que ajuda a publicar instantaneamente na web sempre que você quiser. É a principal ferramenta na área de publicação na web conhecida como weblogs ou "blogs".
O Blogger fornece uma maneira de automatizar e acelerar consideravelmente o processo de publicação em blogs sem necessidade de criar códigos ou de se preocupar em instalar softwares de servidor ou scripts. Ainda assim, permite que você tenha total controle sobre a aparência e o local de seu blog.
Mais especificamente, em vez de codificar manualmente suas postagens de blog e de enviar frequentemente a versão mais recente de sua página, você posta em seu blog enviando um simples formulário no site do Blogger. Os resultados aparecem imediatamente em seu site, com seu design.
O Blogspot é um serviço de hospedagem de weblogs administrado pela equipe do Blogger. Sendo assim, integra-se muito bem com o Blogger - sem configurações complicadas!


Fonte:  Google

Peça “Barrela” na Lona Cultural Herbert Viana


No dia 04 de abril às 19:00h será apresentado a peça "Barrela" na Lona Cultural da Maré.

Enderço: Rua Evanildo Alves, s/n, Baixa do Sapateiro.

Foto de divulgação / Nós do Morro
 
Resumo

Primeira peça de Plínio Marcos, “Barrela” é baseada em uma história
verídica que aconteceu com um jovem na cidade de Santos (SP). 

Preso por uma briga de pequenas proporções, o rapaz foi estuprado por
companheiros de cela. 

Solto, dois dias depois, jurou vingança e matou quatro dos presos que participaram da ação. Chocado ao ouvir o relato,
Plínio Marcos decidiu contar a história em forma de diálogo,
imaginando situações ocorridas antes, durante e depois do episódio do
estupro. 

“A peça fala sobre a disputa de poder entre os homens; sobre
a reinvenção da ordem onde não há ordem; e sobre o ser humano,
enjaulado e prestes a enlouquecer por terem tirado sua liberdade de se
refazer, reaprender, renascer”, conta o diretor.

“Barrela” teve uma única apresentação em novembro de 1959, quando foi
proibida pela Censura Federal. 

Considerado forte e inadequado, o texto permaneceu censurado por 21 anos, sendo montado no início dos anos 1980. O texto permanece atual e a única  alteração feita pelo Nós do Morro à montagem original é a inclusão de um coro de atores para reforçar a idéia de superlotação.