24 de setembro de 2011

Numa rua de Paraty


Rua da Cidade de Paraty
Foto: Francisco Valdean, 2010

O que aconteceu com o lema: “Sexo, drogas e rock and roll”?





Ouvi no rádio sobre uma campanha contra as drogas feita no “Rock in Rio” ou pelo “Rock in Rio” por artistas (boa, bacana mesmo!). A notícia também dizia que quem for pego com drogas no (Rock in Rio 2011) pode ter problemas com os “homi”... Esta é uma daquelas coisas que faz agente pensar em duas outras coisas: a) este mundo realmente tá mudando para melhor, ou então b) a hipocrisia é uma realidade incomoda (inclusive na galera gente boa do Rock), neste contexto eu prefiro o lema “Sexo, drogas e rock and roll” pelo menos este tem alguma inquietação.

23 de setembro de 2011

Paraty em Foco 2010






Entre os dias 21 e 25 de setembro acontece em Paraty o 7º Festival Internacional de Fotografia, O  Paraty em Foco. No ano passado estive por lá e fiz este pequeno vídeo.

Saiba mais sobre o evento no site oficial do Paraty em Foco


Oitava edição do evento Circulando


Saiba mais em

O Rio é só festa?



O “Rock in Rio” vai ser um sucesso! A preparação pra Copa e Olimpíadas vai muito bem! É assim que se apresenta uma das faces do retrato pintado a custos altíssimos para alguns viventes desta cidade.

Já do outro lado da face do retrato onde a luz não chega ou chega por frestas empoeiradas a coisa não é bem assim... Deste lado o que rola é: remoção, balas ( de borracha e de verdade) e spray de pimenta na cara. Operações em Caveirões e muitas outras coisas loucas, mas típicas da face oposta de um retrato onde a importância é direcionada para apenas uma das faces.

Hoje moradores da Providência se reuniram para tentar barrar a descaracterização de prédios no topo do Morro. Isto ocorre por causa da derrubada de casas e aparelhos esportivos (quadra de esporte) para dar lugar a um lindo teleférico onde os turistas podem observar a vida bucólica e exótica dos moradores local.

21 de setembro de 2011

O senso de disputa é uma desgraça e ataca o passinho do Funk







Tem gente que acha que tudo deve virar disputa e acha isso o máximo. Eu prefiro achar uma verdadeira desgraça! 


Essa coisa de que tudo que se faz deve virar disputa onde no final tem ganhadores e perdedores é simplesmente terrível para qualquer prática cultura, seja nas favelas ou em qualquer lugar deste mundinho redondo que parece tá cheio de gênios de cabeças quadradas.


O passinho é algo inovador dentro do FUNK e mostra a grandeza da cultura FUNK. A galera nas favelas dançam o passinho sem interesses de demonstrar superioridade e sem definir ganhadores e perdedores, mas os “pensadores” devem ver no passinho do FUNK a oportunidade de praticar suas doenças crônicas de tudo tornar disputas. 


Vida longa para o Funk carioca e meus sinceros parabéns para os gênios de cabeças quadradas, principalmente aos que acham que as soluções se encontram na disputa que definem perdedores e ganhadores.

19 de setembro de 2011

SMH: essa é uma sigla que favelado nenhum quer ver na parede de sua casa

 Casa marcada na favela de Marcílio Dias, ano de 2005
Foto: Ratão Diniz



Se algum dia sua casa amanhecer com esta sigla você pode ter sido contemplado com o belo e maravilhoso presente chamado remoção. A sigla (SMH) significa Secretaria Municipal de Habitação. Segundo a página oficial do Governo do Rio está "atua na urbanização e regularização de favelas e loteamentos, ao mesmo tempo que promove a construção de moradias para famílias com renda até dez salários mínimos, com prioridade para as que ganham até três, em áreas dotadas de infraestrutura".


Assuntos relacionados

Remoção no Morro Pavão-Pavãozinho

Remoção de casas na Providência começa hoje

Hoje na Providência - Diário

Hoje na Providência - Fotografia



18 de setembro de 2011

A favela é sonorizada



As vezes tenho a impressão de que a vida na favela se move ao som de alguma música, acho que este é um aspecto que evidencia o quanto de diversidade existe nas favelas cariocas.

Aos domingos essa sonoridade se amplia, é aos domingos que  se pode constatar melhor o quanto musical é a favela.

No domingo é possível que se ouça ao mesmo tempo e quase nos mesmo espaços mais de um estilo musical sendo executados, os estilos mais comum, creio que seja “Forró” / “Pagode” / “Samba” / e é claro muito “Funk”...