28 de outubro de 2011

Chuva com sol, uma imagem que não fiz

Fotografar é às vezes um ato quase instintivo, creio que os fotógrafos colecionam uma infinidade de imagens não realizadas. A imagem é feita de tempo e de luz e outras coisas mais, às vezes um único vacilo é o suficiente para você perder uma oportunidade única de uma determinada situação. 

Ontem me ocorreu algo assim, ouvi um barulho de chuva, momentos antes havia olhado pela janela e o sol estava a toda... não acreditei ao ouvir o barulho intenso de chuva, fui até a janela verificar, era chuva e sol ao mesmo tempo!

Por alguns instantes achei que dava para fazer uma imagem da cena que transcorria ali na minha frente, mas fiquei na dúvida, e só após alguns segundos resolvi pegar a câmera, mas quando voltei já era, a chuva já havia acabado, não deve ter durado mais que um minuto e a cena que talvez de uma possível imagem  já não existia mais.

A cena a olho num era bonita, os pingos forte de água caindo ao mesmo tempo que eram iluminados pela luz de fim de tarde. Me restou ficar imaginando na imagem que poderia ter feito e não fiz.

25 de outubro de 2011

Banda Canto Cego

MÚSICA NA MARÉ / Rock

Foto: Paulo Barros

Direita para a esquereda: Diogo Nascimento, Hugo Alexandre, Roberta Dittz e Leonardo Barbosa (Magrão).




A Banda Canto Cego é natural do Rio de Janeiro, Maré, composta pelos músicos (Roberta Dittz - Voz, Diogo Nascimento - Guitarra,  Leonardo Barbosa - Baixo e Hugo Alexandre - Bateria).

Atualmente os músicos trabalham na: gravação de músicas com intuito de divulgar e inscrever a banda em festivais ou projetos; e na produção de clipes de baixo orçamento, também com o intuito de divulgar.

A banda tem um estilo de Rock combinado a forte poesia nas letras, com melodias originadas em gêneros brasileiros, o que gera uma sonoridade agressiva e bem delineada.
Uma marca da banda no palco é a sutileza. No dia do evento a banda tocará músicas próprias, muitas delas relacionadas ao tema do evento, MARÉ DE ROCK 2: pelo direito a Cidade! Contra a criminalização da Pobreza.

Como surgiu

"Os amigos Diogo, Hugo e Leonardo (Magrão) saídos de bandas compartilhadas conhecem Roberta e se encontram para absorver criações mútuas e interligadas. Há apenas 6 meses a banda vai dando forma a músicas próprias de caráter enérgico e suave, planando entre melodias brasileiras e arranjos de um rock bem marcado e simples. As inserções de poesia sugerem uma outra não encontrada vertente dando textura a novas possibilidades.

Canto Cego é influxo de necessidades, é expandir as expressões de um canto ressentido pela sociedade, é a fuga habitual do conforto cotidiano misturado a simplicidade das notas em contextos diversificados.

Contatos da banda

Mypace
facebook
bandacantocego@gmail.com
 

EM

 





                    VOTE NO BLOG O COTIDIANO PARA O CONCURSO TOP BLOG 2011









24 de outubro de 2011

Nota pública sobre operação do BOPE na Maré

 Reprodução
_____________________________


Há 12 dias, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE) realiza operações sistemáticas em várias das 16 favelas da Maré – território carioca com população estimada em 140 mil pessoas.

A ação policial, chamada pelas autoridades militares de “operação continuada”, tem sido marcada pela falta de informações e desencontro de pareceres das autoridades de segurança pública. Exemplo maior desta situação foi a distribuição aleatória de panfletos com a inscrição “Sua comunidade está sendo pacificada”. Apesar da difusão da informação, posteriormente a polícia militar afirmou, através de nota, que a ação não tinha como objetivo a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e que o material impresso arremessado do helicóptero era, na verdade, sobra de outra ação, ocorrida no Morro da Mangueira, Zona Norte. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio informou, por sua vez, que os folhetos despejados sobre as favelas da Maré foram, na verdade, parte de “uma tentativa de confortar a população local, aproximando-a da força policial”.
Para além da evidente descoordenação política e técnica da ação, moradores das favelas em que a ‘operação continuada’ tem se concentrado até agora, tem relatado constantes violações de direitos humanos.

Diante disso, as organizações abaixo assinadas, de dentro e de fora da Maré, que atuam no campo da defesa e promoção de direitos, em reunião realizada no dia 24 de outubro, propõem os encaminhamentos abaixo relacionados, visando garantir a materialização de uma política de segurança pública que, de fato, assegure os direitos fundamentais dos moradores locais:

1. Uma reunião imediata de representantes das organizações assinaladas com a direção da Secretaria de Segurança Pública, Comando do BOPE e Comando do 22° Batalhão;
2. A produção, pelo BOPE, de uma nota dirigida aos moradores da Maré esclarecendo os objetivos da Operação em curso, assim como a difusão nesse folheto das formas legais de ação por parte dos policiais, em especial as abordagens e eventuais entrada em domicílios;
3. Investigação e apuração de todos os casos de violações de direitos cometidas pelo BOPE
4. A Suspensão imediata das operações até que as solicitações acima sejam devidamente atendidas.

Assinam essa nota:

Observatório de Favelas
Redes de Desenvolvimento da Maré
Comissão de Direitos Humanos da Alerj
Rede de Comunidades e Movimentos contra a violência
Justiça Global
Luta Pela Paz
Humanitas e Cidadania
Lona Cultural da Maré
Imagens do Povo
Iser Diuc – PR5/UFRJ
Associação de Moradores do Morro do Timbau
Associação de Moradores do Parque União
Associação de Moradores do Parque Maré
Associação de Moradores do Baixa do Sapateiro
Associação de Moradores da Nova Holanda
Associação de Moradores do Parque Rubem Vaz
Centro Municipal de Saúde Samora Machel
Centro Municipal de Saúde Nova Holanda
Centro Municipal de Saúde Hélio Smith
Centro Municipal de Saúde Gestão Capanema
Centro Municipal de Saúde Vila do João Centro de Promoção da Saúde – Cedaps
Escola Municipal Teotônio Vilela
Associação dos Docentes da UFF
Projeto Uerê
Instituto Vida Real
Instituto Raízes em Movimento
Viva Comunidade
Viva Rio


Clique no selo para votar no Blog O Cotidiano para o prêmio Top Blog 2011
 


Blog O Cotidiano no 2º turno do concurso Top Blog 2011



Em resultado anunciado no dia 22 de outubro de 2011, o Blog O Cotidiano já está entre os cem finalistas para disputar o segundo turno na categoria Notícias e Cotidiano, do concurso Top Blog de 2011.

A votação para o segundo turno pela Internet já começou, serão eleitos os três melhores em cada categoria.

O Top Blog é um prêmio da blogosfera brasileira, destina-se em reconhecer e premiar os blogs brasileiros mais populares.

Para votar no segundo turno é bem simples, basta clicar no banner do Top Blog exibido a esquerda e também fixado no (lado direito da página) no topo do blog, depois de votar você receberá um e-mail do Top Blog pedindo para confirmar o voto. 

A votação vai até o dia 22 de novembro de 2011. Participem votando e ajude o Blog O Cotidiano ser o melhor blog de 2011.