27 de janeiro de 2012

Imagem mostra como seria o futuro da internet caso o SOPA fosse aprovado.


A imagem simula o clima da internet caso o SOPA (Stop Oline Piracy Act) fosse aprovado.

Fonte: Tecmundo

O que é o SOPA (Stop Online Piracy Act) e porque ele é tão perigoso

Fonte: Ibase 

25 de janeiro de 2012

Últimos dias de incrições para o projeto "Agentes Culturais das Favelas Cariocas"

Divulgando


Sábado vai rolar um bate-papo com o fotógrafo Gustavo Pellizzon na 535

Foto: Gustavo Pellizzon

Neste sábado, dia 28, às 10h, o Programa Imagens do Povo recebe o fotógrafo Gustavo Pellizzon para um bate-papo e apresentação do seu trabalho. O encontro abrirá a programação da Galeria 535 em 2012 e é aberto ao público, com entrada franca. Gustavo é fotógrafo do jornal O Globo e na ocasião do bate-papo apresentará, além de seus ensaios fotográficos, realizados durante a carreira, também sua produção audiovisual, através dos vídeos “Flamengo Hexacampeão Brasileiro” e “Minotauro”, nos quais documentou o dia em que o time carioca se sagrou campeão brasileiro diante de um Maracanã lotado e a saga de superação do lutador Rodrigo Minotauro Nogueira, consecutivamente.

Fonte: Imagens do Povo
Serviço
Bate papo com o fotógrafo Gustavo Pellizzon
Local: Galeria 535
Endereço: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro
Rua: Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ (altura da Passarela 9)
Data: 28/01/2012
Horário: a partir das 10h
Entrada Franca

Saiba mais sobre o fotógrafono no site do Imagens do Povo

24 de janeiro de 2012

Pinherinho é só um pequeno e bizarro retrato dos despejos nas favelas

Fonte da foto "Vi o Mundo"
A música “despejo na favela” de Adoniran Barbosa é muito atual, uma vez que estes ocorrem com freqüência e não muito diferente do relato da música de quase meio século. Nem todos tem a mesma proporção do despejo de Pinheirinho, mas com certeza são tão bizarro quanto. Pinherinho é em São Paulo, no Rio a Providência, o Pavão-Pavãozinho, Vila Autódromo são só alguns dos nossos Pinheirinhos cariocas.

______________________________________________________

Despejo na favela (1975)
Adoniran Barbosa

Quando o oficial de justiça chegou / Lá na favela / E contra seu desejo / Entregou pra seu Narciso / Um aviso,  uma ordem de despejo / Assinada seu doutor / Assim dizia a petição: / Dentro de dez dias / Quero a favela vazia / E os barracos todos no chão / É uma ordem superior, / Ô,ô,ô,ô, meu senhor / É uma ordem superior, /  Não tem nada não, seu doutor / Amanhã mesmo vou sair daqui / Pra não ouvir o ronco do trator / Pra mim não tem problema / Em qualquer canto me arrumo / De qualquer jeito me ajeito /
Depois o que eu tenho é tão pouco / Minha mudança é tão pequena / Que cabe no bolso de trás / Mas essa gente aí, hein? /  Como é que faz? /  Ô,ô,ô,ô, meu senhor / Essa gente aí, como é que faz?
Fonte: Livro Um século de Favela


_____________________________________________________________ 

22 de janeiro de 2012

Cidade de Deus: 1ª saída fotográfica da oficina de fotografia do jornal “A notícia por quem vive”


No dia (14 de janeiro de 2012) iniciei uma oficina de fotografia para o jornal “A notícia por quem vive”, um jornal da Cidade de Deus.

No último sábado (21) realizamos a primeira aula prática, saímos por ruas da CDD captando imagens do cotidiano da comunidade, compartilho alguns dos registros aqui neste post. 

Fotos












Fotos:
Francisco Valdean e de alunos da oficina de fotografia do jornal "A notícia por quem vive"

I Encontro da População LGBT e Aids nas Favelas

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de Janeiro, o Grupo Conexão G realiza, no Rio de Janeiro, o “1° Encontro da população LGBT e AIDS nas Favelas”, com o objetivo de iniciar a construção coletiva de uma agenda sobre as demandas no campo da Promoção da Saúde e da Prevenção às DST/HIV da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) moradora de favelas, bem como de promover um espaço de discussão sobre outros problemas vivenciados por este público.

Durante os três dias do Encontro, organizado em oficinas e grupos de trabalho, cerca de trinta representantes da população LGBT de seis favelas do Estado do Rio de Janeiro estarão discutindo temas como: “vivências da população LGBT moradora de favelas”, “prevenção das DST/HIV entre gays, lésbicas e travestis moradores de favelas” e, “exclusão, violência e discriminação dentro e fora das favelas”. O Encontro irá também discutir a importância dos diferentes contextos vivenciados pelos ‘moradores de favelas’ associados ao Movimento LGBT.

A realização do Encontro conta com o apoio da Gerência de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e terá a participação de gestores públicos do Estado e Município nas áreas de Saúde e Direitos Humanos, assim como da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, contará com presença de representantes de diferentes organizações não governamentais (ONG) e fundações, como o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC/UCAM).

A abertura das atividades do Encontro será feita às 18hs00 do dia 29 de Janeiro, como forma de registro e comemoração do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Neste momento, gestores responsáveis pelas políticas públicas em DST/Aids no Estado e Município e representantes de ONG que trabalham com público LGBT moradores de favelas farão a abertura oficial do Encontro, que também contará com apresentações culturais do Grupo Trans Conexão G e exibições de vídeos.

Maiores Informações:

No blog “espaço veri-vg” ou
Gilmar Santos da Cunha – Grupo Conexão G
Telefones: 21 7308-6324 ou 3105-5531
E-mail: grupoconexaog@gmail.com ou gilmarconexaog@gmail.com
Data do Encontro: 29, 30 e 31 de janeiro.
Local: Hotel Monte Alegre – Rua Riachuelo, 213 – Centro da Cidade do Rio de Janeiro

Fonte: Blog espaço veri-vg