3 de março de 2012

Dia 4 - Transporte Público do Rio: linha 665

665 é como é conhecido a linha que faz o percurso Pavuna X Sans Peña. A linha tem bastante ônibus e anda com um intervalo de 5 em 5 minutos. Eu costumo pega-lo na Avenida Brasil sentido Sanes Pena, mas para pegar este ônibus após as (19-00) na Avenida Brasil é quase impossível e não é por falta de carros não, os carros até passam com freqüência, o problema é que os motoristas não param. Se você tiver alguma pressa não é recomendado contar com este ônibus, a não ser que você esteja com sorte e um motorista com boa vontade resolva parar.

Vídeo

2 de março de 2012

Dia 3 - Transporte Público do Rio: as Vans


Acho as Vans uma boa opção de transporte e acho até que já foram melhores, atualmente estas tem os mesmo problemas do transporte feito pelos ônibus. Na condição de usuário ultimamente tenho experimentado situações bem desagradáveis ao utilizar este transporte. Só para exemplificar vou narra duas situações que presenciei ao utilizar duas linhas de Vans do Rio de Janeiro.
 

Caso 1 - Saía de Bancários na Ilha do Governador (Zona Norte) e seguia para (----------)*. De imediato a quantidade de carros nesta linha chama a atenção, mas a quantidade de carros não significa rapidez, a rapidez é o que as vezes torna as Vans uma vantagem, mas nesta linha a quantidade de carros  é na verdade um problema, naquele horário (13:00 hs) a disputa pelos passageiros era frenética.

A disputa frenética significa que as Vans podem ficar por vários minutos paradas em determinados pontos tentando lotar e com isso uma viagem de 20 minutos pode se transformar em uma viagem de quase 2 horas.
No dia em questão por diversas vezes os passageiros tiveram que se indispor com o motorista, eu mesmo cheguei a ameaçar de sair da van e procurar outro transporte, e creio que as reclamações quanto à demora seja um fato corriqueiro, mas pelo visto os motoristas não dão a mínima para o que acham os passageiros, digo isto pelo fato da existência de uma frase em letras garrafais colocada no painel daquela Van com os seguintes dizeres: "Tá compressa sai mais cedo".

Caso 2 – A segunda situação ocorreu numa Van que faz linha (Copacabana X --------). Não sou um usuário freqüente desta linha, uso a linha muito raramente, mas sei que ao contrario da Van da Ilha, as vans de Copacabana contam com um número significativo de passageiros e isso em determinados horários se traduz em rapidez o que é uma vantagem para o passageiro.
Quem usa essa linha sabe que é impossível pegar um só carro no percurso (quando esta segue para Copacabana no horário da manhã), pra quem quer utilizar a linha é aconselhável ir até o ponto final desta e foi o que fiz. Ao chegar no ponto final encontrei duas filas, uma para quem pretende ir sentado e uma para quem prefere ir em pé. No dia e horário (07:00 hs) em questão como tinha muita pressa optei pela fila em pé. A principio essa logística é até interessante já que o passageiro pode escolher antes de embarcar, mas a coisa não fica tão interessante quando você viaja em pé num corredorzinho apertado com mais 10 pessoas disputando o minúsculo espaço.

Lotação total daquele dia: 15 pessoas sentadas, o motorista e um trocador. Total da lotação: 24 passageiros, ou seja, a lotação da Van era de 27 pessoas. Já vi em vans de outras linhas a indicação de 16 passageiros, mas nesta não existia esta indicação. Numa outra ocasião um motorista desta mesma linha me disse que já chegou transportar numa única viagem 30 passageiros.



Diário Completo

Dia 1 - Transporte Público do Rio: você vai de que? 

Dia 2 - Transporte Público do Rio: batalha no metrô




* Propositalmente um dos trajetos das vans foi ocultado a fim de generalizar, por mais que este seja um relato particular o problema existente nestes é um problema de muitas outras linhas da cidade.

28 de fevereiro de 2012

Dia 2 - Transporte Público do Rio: batalha no metrô


Andar de metrô no Rio em determinados  horários pode ser muito desagradável.

Outro dia eu e um amigo embarcamos no metrô na estação Largo da Carioca (Centro) e seguimos até a estação do Maracanã (Zona Norte), percurso rápido, de uma estação a outra não deve levar 20 minutos. Tínhamos pressa e o metrô naquele horário (18:00h) era a melhor opção pela rapidez, mas deixa de ser uma boa opção se for levado em conta o sufoco que é andar no metrô do Rio neste horário. 

Na plataforma de embarque

Já nos preparávamos pra embarcar, nos posicionamos na plataforma com os pés bem firmes ao chão, era como se nos preparássemos para enfrentar alguém, uma batalha ia ser travada e os opositores eram uma multidão de passageiros. Conforme os vagões foram estacionando a tensão aumentava, uma vez os vagões estacionados, as portas se abriram e a batalha iniciou. Foi um empurra-empurra generalizado, não estou certo, mas suspeito que nem todos conseguiram embarcar, eu mesmo em outros momentos não consegui e tive que me reposicionar num lugar mais favorável e aguardar uma próxima locomotiva. Já dentro do vagão meu amigo comenta “se você dê mole não entra não!” O comentário foi seguido por risos de canto de boca nossos e de outros passageiros. 

A viagem seguiu e conforme o metrô ia parando nas estações mais empurra-empurra e espreme-espreme. Éramos um de cardume sardinhas em pequenas latas. Já se aproximava a nossa estação de destino (Maracanã), e isto significava enfrentar novamente os passageiros para poder desembarcar. Andar de metrô em determinados horários no Rio não é coisa para “fraco”.


Diário Completo

Dia 1 - Transporte Público do Rio: você vai de que?




27 de fevereiro de 2012

Dia 1 - Transporte Público do Rio: você vai de que?


Ônibus, trem, metrô, barcas, van, kombi, bondinho, teleférico, táxi ou moto-táxi?

Foto: Francisco Valdean

Durante esta semana realizarei alguns posts no Blog O Cotidiano de situações que vivenciei ao utilizar o transporte público da cidade do Rio de Janeiro. As postagens serão no formato de diário.

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26 de fevereiro de 2012

Carnaval de 2012: Desfile do Bloco Se Benze que Dá

Desfile do Bloco Se benze que Dá de 2012 
(fotos de Ingrid Cristina e Fabio Teixeira) 







O Se Benze há 8 anos desfilando por ruas da Maré


Desfile de 2012
“O se Benz” é assim que nos referimos ao Bloco Se Benze que Dá, bloco criado em 2005 na Maré. O bloco talvez não seja conhecido por ter a melhor bateria, mas a galera é esforçada e pode sim um dia ter uma bateria de ponta. O forte do bloco é quanto ao aspecto político, todo ano a galera do Se Benze desfila pelas ruas da Maré e leva nos seus sambas o lema que deu origem a esta bela experiencia: diversão sem alienação / pelo direito de ir e vir!


Ontem foi dia do bloco sai por ruas do morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União cantando o samba: 


É passagem que aumenta
é edifício que cai
remoção e violência
até a copa ainda tem mais! [refrão, bis]


Luiza voltou do Canadá

E eu com isso?

Pouca coisa mudou...
Passagem continua aumentando
e o pinheirinho da polícia apanhou

Maravilha não é esse Porto
na Providência, a faxina é pra explulsar
Favela é resistência
Vem Maré, vem pra rua
Com o Se Benze que Dá!





Vídeo do Samba de 2012



Trajeto do desfile do Bloco Se Benze que Dá, carnaval 2012

O percurso de desfile do Bloco Se Benzque em 2012 foi de aproximadamente 2 (Km) 



Fotografias dos desfiles do Bloco Se Benze que Dá

Fotografias de desfiles do Bloco Se Benze que Dá pelas ruas da Maré.








Fotos extraidas do blog do bloco Se Benze que Dá
www.blocosebenzequeda.com