3 de junho de 2011

Meu 5º dia como ex-favelado




Já chega o final de semana e acho que não preciso ficar repetindo dizendo que nada mudou. Ainda sou “favelado”, não me orgulho disto, mas não nego esta origem. Se bem que minha origem não é necessariamente na favela, mas é uma origem que remete diretamente a origem da favela enquanto fenômeno urbano.

Hoje também paro de colocar diariamente estes textos aqui, talvez os publique esporadicamente, mas queria deixar marcado alguns apontamentos. O primeiro é que se os critérios fossem levados ao pé da letra não só as 44 favelas deixariam de ser favelas e sim quase todas existentes no Rio, o que já é o bastante para problematizar a categoria favela.


Acredito que para melhor entender o fenômeno favela seja preciso se propor a entender outras questões que estão além dos limites da cidade do Rio de Janeiro, visto que o fenômeno é nacional e mundial. 

Outra questão, no conjunto de favelas que habito, só 5, segundo os critérios, não são mais  favelas. E o restante, no total são 16? Além do mais em decreto de 1994, este conjunto de favelas havia virado bairro.

É isto, no mais queria dizer que este diário que surgiu em um momento de indignação ao ler uma matéria de um jornal acabou ganhando algumas páginas da internet e perfis das redes sociais e só esta semana o Blog O Cotidiano registrou mais de 4 mil acessos.

Outros dias do diário




FotoRio 2011, de 07 a de junho


FotoRio 2011 realizará o 6º EIV- Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro de 07 a 10 de junho, no Centro Cultural Correios.

O Encontro sobre Inclusão Visual promove, desde 2004, a divulgação e o intercâmbio de ações dos projetos que trabalham com a fotografia e o vídeo como instrumento de alfabetização visual e inclusão social.

“Com as apresentações e os debates realizados, este evento já se tornou uma tradição do FotoRio e tem contribuído para dar visibilidade às estratégias e realizações desses grupos que fazem da prática fotográfica um caminho para o exercício da cidadania”.

As atividades incluem apresentações, projeções de fotos e vídeos e debates que acontecerão entre 9h e 18h.

Mais informações e contatos na página do evento
http://www.fotorio.fot.br/2011/